Probasto - A Probasto
A Probasto
Breve Historial

Desde 1991, ano da constituição da Probasto, que esta entidade vem desenvolvendo, com base na abordagem LEADER, atividades no território com vista ao apoio e implementação de projetos que promovem o desenvolvimento rural.

Para além da gestão dos Programas Leader I, Leader II, Leader + e sub-programa 3 do PRODER, a Probasto tem participado, simultaneamente, na implementação de vários projetos de cooperação, quer interterritorial, quer transnacional, nomeadamente:

·         Projeto Aldeias de Tradição e Aldeias de Portugal;

·         Sementes de Futuro;

·         7 Maravilhas da Gastronomia;

·         EQUAL “Parques com Vida”;

·         Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS Alvão);

·         Rota do Românico

·         Marca NATURAL.PT;

·         MINHO IN

Simultaneamente, a Probasto tem marcado presença, individualmente ou em cooperação com as suas entidades parceiras, nos principais certames, designadamente, feiras de turismo, artesanato e outras temáticas em que seja possível representar este território. Os vinhos, o mel, os doces, os desportos natureza, o turismo rural, o artesanato e o próprio território constituem um cabaz global, cuja imagem a Probasto já consolidou e procura divulgar e contagiar, sobretudo em espaço regional.

Com uma experiência de vinte e quatro anos em matéria de gestão de instrumentos de política de desenvolvimento local, a Probasto geriu localmente os Programas de Iniciativa Comunitárias Leader I, Leader II e Leader +, bem como e o Sub-programa 3 do PRODER. No total, a Probasto aprovou 569 projetos, que significaram um investimento em Basto de mais de 18 milhões de euros, divididos em investimento público e privado.

Ao nível da parceria (GAL PROBASTO), esta foi evoluindo e alargando ao longo da execução dos vários programas, sendo que no momento a mesma é diversificada e representativa dos vários sectores de atividade existentes, e encontra-se a gerir o “DLBC Rural Terras de Basto”, para intervenção e gestão territorial, no âmbito do “Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLCB) rural”, nos concelhos de Mondim de Basto, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena, para o período 2014-2020.

Parceria DLBC Rural Terras de Basto

+351253662025 | +351253662025