Notícias
PLANO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DO ALVÃO
2023-04-28
Probasto
0 Partilhas
1096 Visitas
PROPOSTA DO PLANO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DO ALVÃO ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA

A proposta do Plano de Cogestão do Parque Nacional do Alvão, para o período 2023-2027, vai estar em consulta pública de 28 de abril a 26 de maio, no sítio da internet dos Municípios e das Entidades que integram a Comissão de Cogestão, para que a comunidade possa apresentar os seus contributos ao documento.

O referido plano tem como objetivo a criação de uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade e aproximação aos cidadãos e às entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável do Parque Natural do Alvão.

Os interessados poderão submeter os contributos através de formulário próprio disponível aqui, ou, diretamente, na sede do Município de Mondim de Basto, ou na sede do Parque Natural do Alvão, onde poderão, também, consultar a proposta do Plano de Cogestão do PNAL em versão papel ou digital.

Participe por um Parque melhor! 

Página do Município de Mondim de Basto

Página do Município de Vila Real

+
1.º Ciclo de workshops - turismo de natureza
Estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza - walking & cycling

Após os Seminários de abertura do ciclo de workshops “Turismo de Natureza - walking & cycling na Região de Basto” que percorreu os 4 concelhos de Basto, a Probasto vai organizar os workshops do 1.º Ciclo:

- dia 31 de março, no Museu Escola/Casa da Cultura, em Ribeira de Pena, para os participantes de Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto;

- e dia 1 de abril, na sala de reuniões da Camara Municipal, em Mondim de Basto, para os participantes de Mondim de Basto e Celorico de Basto.

Neste ciclo de workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza e, de forma particular, na perspetiva do produto walking & cycling, pretende-se:

- Disseminar a experiência do projeto Peneda-Gerês Competitur, como caso prático de sucesso e ponto de partida de metodologia de envolvimento e participação de todos os agentes que atuam na área do turismo, para construção de um referencial de qualidade para a oferta turística de Turismo de Natureza, aplicado aos serviços walk friendly;

- Envolver as empresas que atuam na economia do turismo e outros atores locais na discussão sobre o sistema turístico de Basto;

- Incentivar o desenho de uma estratégia conjunta de posicionamento das Terras de Basto no contexto do Turismo de Natureza (cycling & walking);

- Promover a cooperação entre as empresas que atuam na economia do turismo, como fator determinante na estruturação de produtos turísticos associados à Terra de Basto.
 

Estes workshops do 1.º ciclo, por razões de ordem geográfica e logística e para permitir, em casos excecionais, a participação de todos os interessados em duas datas alternativas, irão ter lugar em dois concelhos da região (Ribeira de Pena e Mondim de Basto), sendo que os workshops do 2.º ciclo terão lugar nos restantes 2 concelhos da região (Cabeceiras e Celorico de Basto).

 

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia na Probasto via e-mail: probasto@probasto.pt ou tel: 253662025.

Destinatários:

- Proprietários e colaboradores de empresas que operam no setor do turismo na região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena);
- Promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto;
- Funcionários e colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região, nomeadamente Câmaras Municipais, Postos e Lojas de Turismo, entre outros.
 

+
Biorregião do Tâmega e Sousa - Pensar Global Agir Local - Celorico de Basto
Workshop organizado pela Ader-Sousa e pela Probasto, dedicado ao sector da maçã e frutos secos que ocorrerá no dia 22 de março, pelas 14h30, no auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa , em Celorico de Basto.

No âmbito do projeto “Biorregião do Tâmega e Sousa” promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com o INIAV, a UTAD, a EPAMAC, a Dolmen e a Ader-Sousa, está a ser realizado um ciclo de workshops sob o tema “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local”.

O próximo workshop, organizado pela Ader-Sousa e pela Probasto, será dedicado ao sector da maçã e frutos secos e acontecerá no dia 22 de março, pelas 14h30,  no auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa , em Celorico de Basto. 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Faça a sua inscrição até ao dia 21 de março, através do seguinte link:

Inscrição

Uma BIORREGIÃO é uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica. Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais.

Programa do workshop - Celorico de Basto

 

 

+
Turismo de Natureza em destaque em seminário promovido pela Probasto em Cabeceiras de Basto
Iniciativa decorreu na Casa do Tempo em Cabeceiras de Basto, que acolheu hoje, dia 4 de março, o ciclo de workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza – walking & cycling.

A vereadora do Turismo da CM de Cabeceiras de Basto, Carla Lousada, participou esta manhã, dia 4 de março, no seminário de abertura do ciclo de workshops sobre a estratégia de valorização e posicionamento da região de Basto no contexto do Turismo de Natureza – Walking & Cycling dinamizado pela Probasto – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto.


A iniciativa que decorreu na Casa do Tempo contou também com a presença de Manuel Ramos da Probasto e de Carla Rodrigues, da Adere-Peneda Gerês, que apresentou ao público presente o caso prático da Peneda-Gerês Competitur – destino e produto walk friendly que petendeu motivar os agentes turísticos e demais empresários do setor a desenvolverem experiências criativas na sua atividade profissional.

O ciclo de workshops tem como destinatários os proprietários de empresas que operam no setor do turismo, promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto mas também colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região.

Esta foi, por isso, uma oportunidade para os participantes poderem partilhar experiências e conhecimentos.

Na oportunidade, a vereadora do Turismo destacou a “forte aposta” da autarquia no setor do turismo, concretamente no turismo de natureza, dando como exemplo a recente experiência turística ‘Levada da Víbora’ promovida por Cabeceiras de Basto para atrair novos visitantes ao território. Carla Lousada destacou, igualmente, o potencial de toda a região de Basto no que se refere ao património natural.

O ciclo de workshops sobre a estratégia de valorização e posicionamento da região de Basto no contexto do Turismo de Natureza – Walking & Cycling é uma iniciativa dinamizada pela Probasto nos quatro concelhos onde opera com o objetivo de densificar o atual panorama do sistema turístico da região de Basto, identificar os produtos estrela do território na ótica do turismo de natureza – walking & cycling, bem como incentivar à cooperação e coopetição das empresas que atuam na economia do turismo, visando a melhorar a competitividade das empresas e do destino.
 
 
 

+
Ciclo de workshops - turismo de natureza
Estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza - walking & cycling

O primeiro de um conjunto de seminários e workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da região no contexto do Turismo de Natureza e, de forma particular, na perspetiva do produto walking & cycling, arrancará no próximo dia 03 de março com um seminário de abertura em cada um dos concelhos das Terras de Basto:

  • Mondim de Basto - 3 de março às 14:30 no Auditório da Assembleia Municipal
  • Cabeceiras de Basto - 4 de março às 9:30 na Casa do Tempo
  • Ribeira de Pena - 4 de março às 14:30 no Auditório da Biblioteca Municipal
  • Celorico de Basto - 12 de março às 14:30 no Auditório Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

São três ciclos de seminários e workshops em que se procurará densificar o atual panorama do sistema turístico da região de Basto, identificar os produtos estrela do território (na ótica do turismo de natureza – walking & cycling) e incentivar à cooperação e coopetição das empresas que atuam na economia do turismo, visando a melhorar a competitividade das empresas e do destino. De salientar a oportunidade de possibilitar aos participantes um espaço para encontrar uma motivação e inspiração renovadas para a sua atividade profissional, através da partilha de experiências e de uma atitude criativa.


A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia na Probasto via e-mail:
probasto@probasto.pt ou tel: 253662025.

Destinatários:

  • Proprietários e colaboradores de empresas que operam no setor do turismo na região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena);
  • Promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto;
  • Funcionários e colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região, nomeadamente Câmaras Municipais, Postos e Lojas de Turismo, entre outros.

 

 

 

 

+
TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA PROBASTO
Novos órgãos sociais da PROBASTO – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto – para o biénio 2021-2023

Decorreu na segunda-feira, dia 10 de maio, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da PROBASTO – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto – para o biénio 2021-2023.

 


A Direção, cuja presidência é estatutariamente rotativa pelos quatro Municípios de Basto, ficou agora entregue a Mondim de Basto, representado pela primeira vez por uma autarca, Teresa Rabiço. Coadjuvam-na neste órgão diretivo, o Vice-Presidente Luís Manuel Ferreira, do Município de Ribeira de Pena, o Tesoureiro Joaquim Mota e Silva, de Celorico de Basto e o Secretário Francisco Alves, de Cabeceiras de Basto. A Fundação AJ Gomes da Cunha, representada pela sua presidente Carla Lousada, assume o cargo de vogal.

 


A Mesa da Assembleia Geral, é novamente presidida pela Mútua de Basto, secretariada pela Casa do Agricultor – Associação Agrícola representada pelo Vítor Costa, sendo vogal a ADIB- Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto aqui representada pela sua Presidente, Ana Isabel Basto.

 


O Conselho Fiscal é presidido pela Associação de Solidariedade de Basto, na pessoa do seu representante Fernando Vilas Boas, tendo como secretário o Pena Aventura Parque representado pelo Artur Domingos Cardoso e como vogal a Associação Solidariedade Social Aldeias de Mondim, representada por Salvador Barroso.

 


Refira-se que a PROBASTO, estrutura intermunicipal constituída em 1991 pelos Municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena visa a implementação de projetos que promovam o desenvolvimento rural nos referidos territórios de Basto.

+
Tomada de posse dos novos órgãos sociais da Probasto
Eleição dos novos órgãos sociais da Probasto para o biénio 2018-2020.

No passado dia 19 de novembro de 2018 foram eleitos os novos órgãos sociais da Probasto para o biénio 2018-2020.

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, é o novo Presidente da Direção da PROBASTO, José Fernando Dias Vilas Boas em representação da Associação de Solidariedade Social de Basto, presidente ao Conselho Fiscal, tendo a Associação Mútua de Basto/Norte sido reeleita e reconduzida à presidência da Assembleia-geral, representada pelo Joaquim Barroso de Almeida Barreto.

Além da eleição, a ordem de trabalhos incluía também, entre outros assuntos, a adesão de novos associados e a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o biénio de 2018 a 2020.

Recorde-se que a PROBASTO é uma entidade constituída em Agosto de 1991, pelas autarquias dos concelhos das Terras de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena), pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e pela Associação Mútua de Seguro de Gado - Mútua de Basto.

Uma iniciativa que teve a particularidade de marcar o primeiro momento de trabalho conjunto entre os quatro municípios que, a partir daí, mantiveram hábitos de parceria e cooperação em torno do nome de Basto. Este facto viria a contribuir decisivamente para a afirmação de Basto em contexto regional, por um lado, e para a afirmação de uma identidade que remete para um conceito territorial, por outro.
Esta parceria foi-se alargando ao longo dos anos com a inclusão de novos associados e ajustando-se às novas dinâmicas territoriais, diversificando o leque de áreas representadas na Probasto, visando uma maior representatividade das atividades socioeconómicas da região e uma melhor implementação da estratégia de atuação a delinear que passam pela área da formação, área do desporto, área do turismo, área empresarial e a área social. 
A Probasto continua hoje, a promover o desenvolvimento sustentado do território criando condições de fixação às populações locais, contribuindo para a preservação e valorização do património natural e histórico-cultural: maior riqueza de Basto.

 Órgãos sociais para 2018-2020:

MESA ASSEMBLEIA GERAL - Presidente: Associação de Desenvolvimento Rural, Mútua de Seguros e Multi-Usos – Mútua de Basto/Norte (Representante: Joaquim Barroso de Almeida Barreto); Secretário: Casa do Agricultor – Associação Agrícola (Representante: Vítor António Sousa Costa); Vogal: Fundação A J Gomes da Cunha (Representante: Carla Amélia Magalhães Lousada).

CONSELHO FISCAL - Presidente: Associação de Solidariedade Social de Basto (Representante: José Fernando Dias Vilas Boas); Secretário: Pena Aventura Parque (Representante: Artur Domingos Fernandes Cardoso); Vogal: Associação Solidariedade Social Aldeias de Mondim (Representante: Salvador Carvalho Barroso).

DIREÇÃO - Presidente: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (Representante: Francisco Luís Teixeira Alves); Vice-Presidente: Câmara Municipal de Mondim de Basto (Representante: Humberto da Costa Cerqueira); Tesoureiro: Câmara Municipal de Ribeira de Pena (Representante: João Avelino Noronha Rodrigues de Carvalho); Secretário: Câmara Municipal de Celorico de Basto (Representante: Joaquim Monteiro Mota e Silva); Vogal: Grupo Cultural, Recreativo e Núcleo Infantil da Gandarela de Basto (Representante: Daniel António Magalhães Meireles).

+
+351253662025 | +351253662025           Cofinanciado pelo FEADER