PROBASTO
Tomada de posse dos novos órgãos sociais da Probasto
Autor: Probasto

Data: 2018-12-01

Eleição dos novos órgãos sociais da Probasto para o biénio 2018-2020.

No passado dia 19 de novembro de 2018 foram eleitos os novos órgãos sociais da Probasto para o biénio 2018-2020.

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, é o novo Presidente da Direção da PROBASTO, José Fernando Dias Vilas Boas em representação da Associação de Solidariedade Social de Basto, presidente ao Conselho Fiscal, tendo a Associação Mútua de Basto/Norte sido reeleita e reconduzida à presidência da Assembleia-geral, representada pelo Joaquim Barroso de Almeida Barreto.

Além da eleição, a ordem de trabalhos incluía também, entre outros assuntos, a adesão de novos associados e a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o biénio de 2018 a 2020.

Recorde-se que a PROBASTO é uma entidade constituída em Agosto de 1991, pelas autarquias dos concelhos das Terras de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena), pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e pela Associação Mútua de Seguro de Gado - Mútua de Basto.

Uma iniciativa que teve a particularidade de marcar o primeiro momento de trabalho conjunto entre os quatro municípios que, a partir daí, mantiveram hábitos de parceria e cooperação em torno do nome de Basto. Este facto viria a contribuir decisivamente para a afirmação de Basto em contexto regional, por um lado, e para a afirmação de uma identidade que remete para um conceito territorial, por outro.
Esta parceria foi-se alargando ao longo dos anos com a inclusão de novos associados e ajustando-se às novas dinâmicas territoriais, diversificando o leque de áreas representadas na Probasto, visando uma maior representatividade das atividades socioeconómicas da região e uma melhor implementação da estratégia de atuação a delinear que passam pela área da formação, área do desporto, área do turismo, área empresarial e a área social. 
A Probasto continua hoje, a promover o desenvolvimento sustentado do território criando condições de fixação às populações locais, contribuindo para a preservação e valorização do património natural e histórico-cultural: maior riqueza de Basto.

 Órgãos sociais para 2018-2020:

MESA ASSEMBLEIA GERAL - Presidente: Associação de Desenvolvimento Rural, Mútua de Seguros e Multi-Usos – Mútua de Basto/Norte (Representante: Joaquim Barroso de Almeida Barreto); Secretário: Casa do Agricultor – Associação Agrícola (Representante: Vítor António Sousa Costa); Vogal: Fundação A J Gomes da Cunha (Representante: Carla Amélia Magalhães Lousada).

CONSELHO FISCAL - Presidente: Associação de Solidariedade Social de Basto (Representante: José Fernando Dias Vilas Boas); Secretário: Pena Aventura Parque (Representante: Artur Domingos Fernandes Cardoso); Vogal: Associação Solidariedade Social Aldeias de Mondim (Representante: Salvador Carvalho Barroso).

DIREÇÃO - Presidente: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (Representante: Francisco Luís Teixeira Alves); Vice-Presidente: Câmara Municipal de Mondim de Basto (Representante: Humberto da Costa Cerqueira); Tesoureiro: Câmara Municipal de Ribeira de Pena (Representante: João Avelino Noronha Rodrigues de Carvalho); Secretário: Câmara Municipal de Celorico de Basto (Representante: Joaquim Monteiro Mota e Silva); Vogal: Grupo Cultural, Recreativo e Núcleo Infantil da Gandarela de Basto (Representante: Daniel António Magalhães Meireles).

© Copyright 2024
http://probasto.pt/noticias/detalhe/tomada-de-posse-dos-novos-orgaos-sociais-da-probasto