Nesta terça-feira, dia 18 de Fevereiro, por iniciativa da Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local - Federação Minha Terra (FMT), a Probasto acolheu a Oficina sobre avaliação do valor acrescentado da abordagem LEADER, seguida de uma reunião dos Grupos de Ação Local (GAL) do Norte, em Cabeceiras de Basto.
A oficina decorreu na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, com a presença dos GAL do Norte, com o intuito de reforçar e dar continuidade a um instrumento que é um dos fatores decisivos para os GAL. Esta oficina de trabalho foi uma de três (Norte, Centro e Sul), que se realizaram dirigidas aos elementos das equipas dos GAL e/ou entidades que apoiam no âmbito da avaliação, com o objetivo de apresentar as orientações necessárias, discutir estrangulamentos ou dificuldades e partilhar experiências.
Após a oficina que decorreu durante a manhã, realizou-se no Restaurante Basto Vila um almoço e uma reunião dos GAL do Norte, para discutir matérias de interesse regional no âmbito do Desenvolvimento Local onde foram abordados os maiores constrangimentos e desafios deste novo quadro comunitário que afetam atualmente o movimento.