Notícias
1.º Ciclo de workshops - turismo de natureza
Estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza - walking & cycling

Após os Seminários de abertura do ciclo de workshops “Turismo de Natureza - walking & cycling na Região de Basto” que percorreu os 4 concelhos de Basto, a Probasto vai organizar os workshops do 1.º Ciclo:

- dia 31 de março, no Museu Escola/Casa da Cultura, em Ribeira de Pena, para os participantes de Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto;

- e dia 1 de abril, na sala de reuniões da Camara Municipal, em Mondim de Basto, para os participantes de Mondim de Basto e Celorico de Basto.

Neste ciclo de workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza e, de forma particular, na perspetiva do produto walking & cycling, pretende-se:

- Disseminar a experiência do projeto Peneda-Gerês Competitur, como caso prático de sucesso e ponto de partida de metodologia de envolvimento e participação de todos os agentes que atuam na área do turismo, para construção de um referencial de qualidade para a oferta turística de Turismo de Natureza, aplicado aos serviços walk friendly;

- Envolver as empresas que atuam na economia do turismo e outros atores locais na discussão sobre o sistema turístico de Basto;

- Incentivar o desenho de uma estratégia conjunta de posicionamento das Terras de Basto no contexto do Turismo de Natureza (cycling & walking);

- Promover a cooperação entre as empresas que atuam na economia do turismo, como fator determinante na estruturação de produtos turísticos associados à Terra de Basto.
 

Estes workshops do 1.º ciclo, por razões de ordem geográfica e logística e para permitir, em casos excecionais, a participação de todos os interessados em duas datas alternativas, irão ter lugar em dois concelhos da região (Ribeira de Pena e Mondim de Basto), sendo que os workshops do 2.º ciclo terão lugar nos restantes 2 concelhos da região (Cabeceiras e Celorico de Basto).

 

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia na Probasto via e-mail: probasto@probasto.pt ou tel: 253662025.

Destinatários:

- Proprietários e colaboradores de empresas que operam no setor do turismo na região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena);
- Promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto;
- Funcionários e colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região, nomeadamente Câmaras Municipais, Postos e Lojas de Turismo, entre outros.
 

+
Biorregião do Tâmega e Sousa - Pensar Global Agir Local - Celorico de Basto
Workshop organizado pela Ader-Sousa e pela Probasto, dedicado ao sector da maçã e frutos secos que ocorrerá no dia 22 de março, pelas 14h30, no auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa , em Celorico de Basto.

No âmbito do projeto “Biorregião do Tâmega e Sousa” promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com o INIAV, a UTAD, a EPAMAC, a Dolmen e a Ader-Sousa, está a ser realizado um ciclo de workshops sob o tema “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local”.

O próximo workshop, organizado pela Ader-Sousa e pela Probasto, será dedicado ao sector da maçã e frutos secos e acontecerá no dia 22 de março, pelas 14h30,  no auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa , em Celorico de Basto. 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Faça a sua inscrição até ao dia 21 de março, através do seguinte link:

Inscrição

Uma BIORREGIÃO é uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica. Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais.

Programa do workshop - Celorico de Basto

 

 

+
Turismo de Natureza em destaque em seminário promovido pela Probasto em Cabeceiras de Basto
Iniciativa decorreu na Casa do Tempo em Cabeceiras de Basto, que acolheu hoje, dia 4 de março, o ciclo de workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da Região de Basto no contexto do Turismo de Natureza – walking & cycling.

A vereadora do Turismo da CM de Cabeceiras de Basto, Carla Lousada, participou esta manhã, dia 4 de março, no seminário de abertura do ciclo de workshops sobre a estratégia de valorização e posicionamento da região de Basto no contexto do Turismo de Natureza – Walking & Cycling dinamizado pela Probasto – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto.


A iniciativa que decorreu na Casa do Tempo contou também com a presença de Manuel Ramos da Probasto e de Carla Rodrigues, da Adere-Peneda Gerês, que apresentou ao público presente o caso prático da Peneda-Gerês Competitur – destino e produto walk friendly que petendeu motivar os agentes turísticos e demais empresários do setor a desenvolverem experiências criativas na sua atividade profissional.

O ciclo de workshops tem como destinatários os proprietários de empresas que operam no setor do turismo, promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto mas também colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região.

Esta foi, por isso, uma oportunidade para os participantes poderem partilhar experiências e conhecimentos.

Na oportunidade, a vereadora do Turismo destacou a “forte aposta” da autarquia no setor do turismo, concretamente no turismo de natureza, dando como exemplo a recente experiência turística ‘Levada da Víbora’ promovida por Cabeceiras de Basto para atrair novos visitantes ao território. Carla Lousada destacou, igualmente, o potencial de toda a região de Basto no que se refere ao património natural.

O ciclo de workshops sobre a estratégia de valorização e posicionamento da região de Basto no contexto do Turismo de Natureza – Walking & Cycling é uma iniciativa dinamizada pela Probasto nos quatro concelhos onde opera com o objetivo de densificar o atual panorama do sistema turístico da região de Basto, identificar os produtos estrela do território na ótica do turismo de natureza – walking & cycling, bem como incentivar à cooperação e coopetição das empresas que atuam na economia do turismo, visando a melhorar a competitividade das empresas e do destino.
 
 
 

+
+351253662025 | +351253662025