
No âmbito do projeto “Biorregião do Tâmega e Sousa” promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com o INIAV, a UTAD, a EPAMAC, a Dolmen e a Ader-Sousa, está a ser realizado um ciclo de workshops sob o tema “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local”.
O próximo workshop, organizado pela Ader-Sousa e pela Probasto, será dedicado ao sector da maçã e frutos secos e acontecerá no dia 22 de março, pelas 14h30, no auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa , em Celorico de Basto.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Faça a sua inscrição até ao dia 21 de março, através do seguinte link:
Uma BIORREGIÃO é uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica. Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais.
Programa do workshop - Celorico de Basto

O primeiro de um conjunto de seminários e workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da região no contexto do Turismo de Natureza e, de forma particular, na perspetiva do produto walking & cycling, arrancará no próximo dia 03 de março com um seminário de abertura em cada um dos concelhos das Terras de Basto:
- Mondim de Basto - 3 de março às 14:30 no Auditório da Assembleia Municipal
- Cabeceiras de Basto - 4 de março às 9:30 na Casa do Tempo
- Ribeira de Pena - 4 de março às 14:30 no Auditório da Biblioteca Municipal
- Celorico de Basto - 12 de março às 14:30 no Auditório Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
São três ciclos de seminários e workshops em que se procurará densificar o atual panorama do sistema turístico da região de Basto, identificar os produtos estrela do território (na ótica do turismo de natureza – walking & cycling) e incentivar à cooperação e coopetição das empresas que atuam na economia do turismo, visando a melhorar a competitividade das empresas e do destino. De salientar a oportunidade de possibilitar aos participantes um espaço para encontrar uma motivação e inspiração renovadas para a sua atividade profissional, através da partilha de experiências e de uma atitude criativa.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia na Probasto via e-mail: probasto@probasto.pt ou tel: 253662025.
Destinatários:
- Proprietários e colaboradores de empresas que operam no setor do turismo na região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena);
- Promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto;
- Funcionários e colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região, nomeadamente Câmaras Municipais, Postos e Lojas de Turismo, entre outros.