A proposta do Plano de Cogestão do Parque Nacional do Alvão, para o período 2023-2027, vai estar em consulta pública de 28 de abril a 26 de maio, no sítio da internet dos Municípios e das Entidades que integram a Comissão de Cogestão, para que a comunidade possa apresentar os seus contributos ao documento.
O referido plano tem como objetivo a criação de uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade e aproximação aos cidadãos e às entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável do Parque Natural do Alvão.
Os interessados poderão submeter os contributos através de formulário próprio disponível aqui, ou, diretamente, na sede do Município de Mondim de Basto, ou na sede do Parque Natural do Alvão, onde poderão, também, consultar a proposta do Plano de Cogestão do PNAL em versão papel ou digital.
Participe por um Parque melhor!
No âmbito do projeto “Biorregião do Tâmega e Sousa” promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com o INIAV, a UTAD, a EPAMAC, a Dolmen e a Ader-Sousa, está a ser realizado um ciclo de workshops sob o tema “Biorregião do Tâmega e Sousa – Pensar Global, Agir Local”.
O próximo workshop, organizado pela Ader-Sousa e pela Probasto, será dedicado ao sector da maçã e frutos secos e acontecerá no dia 22 de março, pelas 14h30, no auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa , em Celorico de Basto.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Faça a sua inscrição até ao dia 21 de março, através do seguinte link:
Uma BIORREGIÃO é uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica. Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais.
Programa do workshop - Celorico de Basto
O primeiro de um conjunto de seminários e workshops inseridos numa estratégia de valorização e posicionamento da região no contexto do Turismo de Natureza e, de forma particular, na perspetiva do produto walking & cycling, arrancará no próximo dia 03 de março com um seminário de abertura em cada um dos concelhos das Terras de Basto:
- Mondim de Basto - 3 de março às 14:30 no Auditório da Assembleia Municipal
- Cabeceiras de Basto - 4 de março às 9:30 na Casa do Tempo
- Ribeira de Pena - 4 de março às 14:30 no Auditório da Biblioteca Municipal
- Celorico de Basto - 12 de março às 14:30 no Auditório Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
São três ciclos de seminários e workshops em que se procurará densificar o atual panorama do sistema turístico da região de Basto, identificar os produtos estrela do território (na ótica do turismo de natureza – walking & cycling) e incentivar à cooperação e coopetição das empresas que atuam na economia do turismo, visando a melhorar a competitividade das empresas e do destino. De salientar a oportunidade de possibilitar aos participantes um espaço para encontrar uma motivação e inspiração renovadas para a sua atividade profissional, através da partilha de experiências e de uma atitude criativa.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia na Probasto via e-mail: probasto@probasto.pt ou tel: 253662025.
Destinatários:
- Proprietários e colaboradores de empresas que operam no setor do turismo na região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena);
- Promotores e potenciais promotores de projetos turísticos na região de Basto;
- Funcionários e colaboradores de entidades locais, públicas ou privadas, com papel relevante no turismo da região, nomeadamente Câmaras Municipais, Postos e Lojas de Turismo, entre outros.